Nesta quarta-feira, a Escola Especial Marlene Stiven realizou um encontro regional com a participação de oito APAEs, com o objetivo de discutir o tema e o processo eleitoral de alunos autodefensores, em comemoração à Semana da Autodefensoria.
Esse movimento dentro das APAEs busca abrir espaço para a participação dos alunos, promovendo oportunidades e fortalecendo vínculos entre eles, conforme explicou Tatiana Chefer, Coordenadora Geral de Autodefensoria da Regional de Chapecó.
A diretora da APAE de Xaxim, Juliana Alves Pereira, também falou sobre o processo de eleição e o papel do autodefensor, destacando que, em Santa Catarina, o processo eleitoral segue o estatuto da federação nacional, com eleições a cada três anos, permitindo reeleições.
A autodefensoria é um espaço dedicado a pessoas com deficiência intelectual e múltipla matriculadas na APAE, composta por quatro membros: dois efetivos (um homem e uma mulher) e dois suplentes (um homem e uma mulher), todos com no mínimo 16 anos. A eleição acontece durante uma assembleia geral ordinária, com voto e elegibilidade aberta aos alunos matriculados e participantes dos programas da APAE, sendo proibida qualquer influência de dirigentes, pais, responsáveis ou profissionais no processo eleitoral.
Essa iniciativa é uma excelente oportunidade de empoderamento e participação dos alunos, fortalecendo sua autonomia e inclusão na comunidade!
Jornalismo Rádio Cultura FM de Xaxim