Sobre os temporais que atingiram Santa Catarina entre os dias 4 e 5, eles foram causados pela passagem de uma frente fria, conforme alertado pela Defesa Civil. Durante esse período, várias regiões enfrentaram diferentes transtornos, como ventos fortes, queda de granizo e até a formação de uma nuvem funil na região Oeste, em Lajeado Grande, que é um fenômeno que pode evoluir para um tornado, mas até agora não há registros de danos ou que isso tenha acontecido.
Em São Miguel do Oeste, por exemplo, uma tempestade causou destelhamentos, queda de árvores e interrupções de energia, com o Corpo de Bombeiros ajudando os moradores com lonas. Diversas cidades também tiveram granizo, e em Videira, mais de 12 mil metros de lonas foram distribuídos para ajudar as famílias atingidas.
A previsão para os próximos dias indica que os temporais vão diminuir na quinta-feira, mas ainda há risco de alagamentos. A partir de sexta-feira, o tempo deve melhorar na maior parte do estado, embora uma nova frente fria possa trazer temporais novamente no sábado. A Defesa Civil continua monitorando tudo e levantando informações para confirmar oficialmente os eventos.