O estado gaúcho teve diversas cidades atingidas por um ciclone extratropical na última semana. O número de mortes provocado por chuvas intensas e alagamentos chegou a 46, conforme dados do governo estadual. A reconstrução das cidades segue ocorrendo e as regiões atingidas monitoram os avisos meteorológicos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, alerta para o risco de tempestade no Rio Grande do Sul neste início de semana. O aviso é válido para o período entre a manhã desta segunda-feira (11) até a manhã de terça-feira (12).
Conforme o instituto, a previsão é de volume de chuva que pode chegar a 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia. A velocidade dos ventos pode atingir os 100 km/h. O alerta abrange a região Metropolitana, além das regiões Noroeste, Sul, Central, da Campanha e Fronteira Oeste.
O Inmet destaca que o aviso é classificado como de nível intermediário e o recomendado é que as pessoas se mantenham em constante vigilância e seguindo as orientações das autoridades.
Foto: Marinha do Brasil.