Informação consta no Diário Oficial do município e ocorre após o Tribunal de Contas do Estado (TCE) identificar novos problemas no antigo edital. Obra prevê extensão de 3,3 km.
Por Caroline Borges, g1 SC
A prefeitura de Florianópolis lançou uma nova licitação para a obra de alargamento da faixa de areia da Praia de Jurerê, no Norte da Ilha de Santa Catarina. A informação consta no Diário Oficial do município de terça-feira (4) e ocorre após o Tribunal de Contas do Estado (TCE) identificar novos problemas no antigo edital.
A praia é uma das mais badaladas de Florianópolis e terá custo previsto de R$ 24 milhões, com prazo de cinco meses de execução.
O edital busca uma empresa especializada para alimentação artificial da praia de Jurerê, através de dragagem, assim como foi feito nas praias de Canasvieiras e Ingleses. A concorrência eletrônica vai até o dia 8 de agosto.
A expectativa, segundo a Secretaria de Transportes e Infraestrutura, é que 3.380 metros da praia estejam alargados no início da temporada de verão 2023/2024.
O processo anterior foi anulado pela prefeitura no final de junho depois que o TCE apontou uma série de irregularidades.
Em março, o órgão havia citado que houve sobrepreço de mais de R$ 3 milhões nos serviços de mobilização e desmobilização das dragas que são usadas nesse tipo de obra.
Obras usaram draga
A praia de Canasvieiras foi alargada em 2020. Na dos Ingleses, a obra foi finalizada em abril deste ano. Nos dois serviços, uma draga conduzia areia de uma área do fundo do mar até a faixa. A embarcação sugava os sedimentos usava uma bomba para a manobra.
Por Caroline Borges, g1 SC