Natural de Saudades, no Oeste de Santa Catarina, a árbitra assistente (bandeirinha) Neuza Inês Back, de 39 anos, estará em campo na partida entre Nova Zelândia e França, no Estádio de Lyon, pelo torneio feminino de futebol nas Olimpíadas de Paris. O jogo está marcado para as 16 horas (de Brasília) desta quarta-feira, dia 31.
O trio de arbitragem será todo brasileiro. Além de Neuza, a assistente Fabrini Bevilaqua e a árbitra Edina Alves vão trabalhar na partida. Será o segundo jogo da árbitra e das assistentes nas Olimpíadas. A estreia do trio foi no confronto entre Japão e Mali, pela segunda rodada do Grupo D do torneio masculino de futebol, no sábado, dia 27.
Entre os 89 árbitros designados para as Olimpíadas, sete são brasileiros (quatro mulheres e três homens), maior número de um país na competição. Além de Edina Alves, Neuza Back e Fabrini Bevilaqua, estão presentes Ramon Abatti, Rafael Alves, Guilherme Camilo e Daiane Muniz.
Quem é Neuza Back
Neuza Back é considerada uma das principais assistentes de arbitragem do Brasil, com mais de uma centena de partidas no Campeonato Brasileiro da Série A, além de jogos da Copa do Brasil e Libertadores.
Ela é graduada em Educação Física e também trabalhou no Mundial de Clubes, que aconteceu no Catar em 2021, nos Jogos Olímpicos de Tóquio e na Copa do Mundo do Catar, participando inclusive de um momento histórico, já que pela primeira vez em quase um século do torneio, uma equipe feminina de arbitragem comandou um jogo do Mundial.
Oeste Mais