O Centro de Educação de Jovens e Adultos de Xaxim (CEJAX), está desenvolvendo um projeto com cerca de 80 alunos, na disciplina de Projeto de Vida, que transforma resíduos em ações sustentáveis.
O projeto chamado Reciclando com Arte, contempla a coleta de caixas tetra pak e de óleo de cozinha, além de uma horta e de duas composteiras feitas com estrutura reciclável.
Segundo a Secretária Municipal de Educação, Isabel Canalle, ações de conscientização sobre o meio ambiente estão sendo realizada em todas as unidades escolares do município. “Cada escola e CEIM está desenvolvendo ações conforme sua realidade. O CEJAX vem se destacando com projetos importantes, inclusive vendendo sabão que é produzido com óleo de cozinha, cujo dinheiro fica para a própria escola”, explica Isabel.
A produção de sabão é resultado da coleta de óleo feita pelos alunos e pela comunidade que pode doar no CEJAX. Com o auxílio dos professores, são os próprios alunos quem produzem o sabão que em seguida, é comercializado em barras.
Outra ação foi a instalação de duas composteiras onde são depositados alimentos não cozidos descartados no CEJAX. O chorume produzido serão utilizado como adubo nos canteiros de uma pequena horta, cuja estrutura foi feita com embalagens plásticas. Os temperos e chás produzido no espaço serão utilizados no próprio CEJAX.
O projeto contempla ainda, uma ação de coleta de caixas treta pak, higienizadas, para fazer revestimentos interno de casas. Além da coleta entre os alunos, caixas coletoras foram distribuídas nas escolas e CEIM’S de Xaxim. O processo consiste em encaminhar as caixinhas para o programa Brasil Sem Frestas, desenvolvido em Chapecó, onde elas são grampeadas para forma “chapas” que são colocadas em parte interna das casas de famílias carentes e servem como isolante térmico. O revestimento permite que a diferença térmica do ambiente chega até oito graus.
“Ações simples têm um resultado importante não só para o CEJAX, mas para os envolvidos neste projeto. Queremos continuar e envolver mais alunos, pois é possível transformar um ambiente com atitude sustentáveis”, afirma a diretora da CEJAX, Marivalda Grando.