Concórdia decreta situação de emergência após tornado deixar prejuízos milionários

O município de Concórdia, no Oeste de Santa Catarina, decretou Situação de Emergência nesta quarta-feira (29) em decorrência dos estragos causados por um tornado que atingiu um raio de 18,3 quilômetros entre o bairro Guilherme Reich e as comunidades de Suruvi, Vila Jacob Biezus, Linha Tiradentes, Barra Bonita e Linha Periquito.

Os prejuízos inicialmente calculados estimam perdas de R$ 10 milhões. A decisão foi aprovada de forma consensual entre os participantes da reunião realizada pelo Poder Executivo e que contou com a presença da Defesa Civil, Bombeiros, Epagri, BRF, Celesc e Poder Legislativo.

Conforme a prefeitura, foram atingidas 60 propriedades e 50 casas, deixando um rastro de destruição em indústrias, estabelecimentos comerciais e propriedades do agronegócio.

Os prejuízos maiores foram materiais, comprometendo as produções de suínos, aves, leite e reflorestamento. Mais de uma centena de postes de energia foram danificados e pelo menos 200 árvores foram removidas das estradas nas comunidades atingidas. Equipes da Celesc e Bombeiros Voluntários tiveram um grande número de chamados.

O prefeito Rogério Pacheco explicou que o decreto de Situação de Emergência Nível Um dá condições para as famílias atingidas, que não possuem seguro, acessar linhas de crédito com juro baixo e financiamento de longo prazo, subsidiados pelo Estado através da Epagri. Da mesma forma, as empresas que possuem ou não seguro, conseguirão recursos com taxas mais acessíveis junto às instituições bancárias.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a  navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Política de Privacidade