O Tribunal do Júri da Comarca de São Domingos, no Oeste do estado, atendeu ao pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e condenou C. de O. a 17 anos e seis meses de prisão e J. C. da S. de O. a 15 anos e 15 dias de prisão. Ambos praticaram o crime de homicídio qualificado, mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, e corrupção de menores – eles envolveram o filho de 16 anos no crime.
De acordo com a denúncia apresentada pela Promotoria de Justiça da Comarca de São Domingos, no dia 12 de setembro de 2021, por volta das 23 horas, no município de Coronel Martins, os réus, com o filho adolescente, desferiram 13 golpes de faca contra R. P. de S. O ataque resultou na morte da vítima.
Segundo narrado pelo adolescente, a vítima teria tentado atirar contra ele, mas a arma teria falhado. Nesse momento, ele fugiu e entrou em contato com os pais.
Conforme apurado, em seguida, o casal e o filho foram de carro até a casa da vítima, cada um portando uma faca, e a esfaquearam. Câmeras de monitoramento flagraram os três correndo atrás da vítima às 22h57, momento em que o crime foi praticado.
Durante o processo, o casal chegou a alegar que o filho teria cometido o crime sozinho e que eles nada puderam fazer para impedir. A versão também foi apresentada pelo próprio adolescente, mas afastada pelas provas juntadas ao processo.
Cabe recurso da sentença. Os réus não poderão recorrer em liberdade devido à pena imposta e ao cumprimento definido em regime fechado.
Os nomes dos condenados não foram divulgados para não se identificar o adolescente envolvido.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social – Correspondente Regional em Chapecó