As radiografias são muito úteis para os médicos diagnosticarem os pacientes. No entanto, após seu uso no consultório muitas pessoas acabam guardando-as, diversas vezes sem necessidade.
O Hospital Regional São Paulo de Xanxerê esta com uma campanha para recolhimento destes Raio-X. Em entrevista ao programa Ponto a Ponta da Cultura FM 96.9, nesta quinta-feira,20, a responsável pelo projeto Sandra Menegatti destacou o risco deste material no meio ambiente. ”Poucos sabem, mas os exames de raio-x não podem ser guardados por muito tempo e nem descartados em lixos comuns, pois possuem materiais tóxicos, como metanol, cromo e amônia, o que pode contaminar a água e o solo”, afirmou Sandra.
É extremamente importante não jogar a chapa de raio-x direto no lixo comum. Por esse motivo o HRSP, retomou esta campanha de película de raio-X e mamografia, para mais tarde fazer o descarte correto.” Algo importante a se atentar, caso armazene chapas em sua casa, tenha cuidado! Elas devem estar bem protegidas com plástico ou papel e jamais serem expostas ao excesso de calor ou umidade, pois pode ser prejudicial para a saúde”, finalizou.
Você quem tem esse material em casa pode levar ao Hospital Regional São Paulo de Xanxerê e deixar na recepção.
Fonte: Jornalismo Cultura/ Gilvano Genuíno.