A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia da Comarca de Lajeado Grande, a qual é subordinada à Delegacia de Polícia da Comarca de Xaxim, concluiu, no dia 02/07/2025, o Inquérito Policial que havia sido instaurado para apurar as circunstâncias do acidente de trânsito fatal ocorrido no dia 11/11/2024, por volta das 18h50min, na Rodovia Estadual SC 156, Km 65,500, Interior, na Cidade de Lajeado Grande, Estado de Santa Catarina.
Conforme se verificou, o sinistro envolveu um caminhão Volvo/VM330 e um ciclista de 32 (trinta e dois) anos de idade, o qual foi a óbito no Hospital Frei Bruno, em Xaxim/SC, aproximadamente às 19h00min da data dos fatos. O condutor do veículo automotor, homem de 54 (cinquenta e quatro) anos, realizava conversão à esquerda para transpor a rodovia quando colidiu frontalmente com o ciclista, que trafegava no sentido contrário.
Durante os trabalhos investigativos, foram ouvidas testemunhas, interrogado o suspeito e realizada a análise das imagens captadas por câmeras de videomonitoramento, que registraram o momento exato da colisão, bem como houve o levantamento fotográfico detalhado do local.
Demonstrou-se, ao final, com base nesses elementos, que o condutor do caminhão possuía total condição de visualizar os ciclistas se aproximando antes de iniciar a conversão, mas realizou a manobra sem a devida observação ao tráfego da via contrária. Embora tenha sinalizado adequadamente a intenção de converter e permanecido no local prestando socorro após o acidente, restou caracterizada a conduta negligente por parte do motorista, motivo pelo qual foi indiciado pelo crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor.
O inquérito Policial será remetido ao Poder Judiciário e ao Ministério Público para as providências cabíveis no âmbito da persecução penal.