O Procon de Xaxim está orientando a população sobre o golpe em redes sociais que utilizam contas falsas com fotos e nomes de usuários, alegando em mensagens, ser um novo número pessoal ou profissional para induzir as pessoas a realizarem transferências e pagamentos. Além de utilizar técnicas que burlam a segurança dos aplicativos, os criminosos também apelam para o lado afetivo para aplicar os golpes, dizendo ser um familiar ou que está passando por um momento difícil e precisa de ajuda.
Segundo a coordenadora do Procon de Xaxim, Naiara Bruna Bianchet, neste tipo de golpe o criminoso costuma pedir ajuda alegando que o aplicado do banco não está funcionando ou que há problema com o login. “As desculpas são variadas para induzir a pessoa a acreditar que o número de telefone mudou e que precisa de dinheiro. A dica é nunca fazer uma transferência ou pagamento de imediato. Faça uma chamada de vídeo ou mesmo uma ligação para ter certeza de que não se trata de um golpe. Se o contato não atender já é um indício de golpe”, recomenda Naiara.
Quando alguém se deparar com uma situação assim, é importante abrir a mensagem de texto, tocar no nome do contato para ver o perfil, deslizar até o fim da página e clicar em “denunciar o contato”. Também é importante registrar um boletim de ocorrência para contestar possíveis cobranças.
Em caso de dúvida, ligar para o Procon: 3353-5453.