Projeto que torna obrigatória a aplicação do questionário M-CHAT para rastreamento de sinais precoces do autismo em unidades de saúde pública de Xaxim é aprovado

Na sessão ordinária desta quarta-feira (5) foi aprovado o projeto de Lei de iniciativa parlamentar do vereador Davi Provenzi Machado que torna obrigatória a aplicação do questionário M-CHAT para a realização do rastreamento de sinais precoces do autismo durante atendimentos em unidades de saúde pública de Xaxim.
“Esse projeto de minha autoria, torna obrigatório a aplicação do questionário MCHAT. Esse é um questionário bem fácil de ser aplicado e não precisa ser feito por médicos. É aplicado aos pais de crianças com idade entre 2 e 3 anos. As perguntas são sobre situações que acontecem no dia a dia das crianças. Posteriormente pais e crianças serão encaminhados pelo profissional de saúde para um especialista que vai acompanhar esta criança. O Autismo não é doença e este questionário faz com que a criança se desenvolva melhor e tenha aprendizado e inclusão maiores”, afirmou.
Conforme Davi, a aplicação prevista nesta Lei não exclui a utilização de testes diversos, mais adequados aos casos, conforme avaliação médica. O vereador também ressalta a importância da iniciativa.
“Como também é algo novo na sociedade, as leis vêm engatinhando. E nós como fiscais e formadores de leis, estamos aqui para começar a criar leis para auxiliar essas pessoas. Por isso, nada mais justo que o M-CHAT seja aplicado nas unidades de saúde do nosso município”, finalizou.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a  navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Política de Privacidade