Regional de Xanxerê registra 79 ocorrências em 17 municípios ao longo de 2025; veja o balanço

A Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Xanxerê encerra 2025 com o registro de 79 ocorrências em 17 municípios da regional no Oeste catarinense, relacionadas principalmente a chuvas intensas, vendavais, granizo, estiagem e tornados, conforme balanço divulgado pela instituição, que abrange 20 municípios.

Ao longo do ano, as ações envolveram monitoramento contínuo das condições climáticas, emissão de alertas, apoio técnico e atendimento direto às prefeituras da região. Apesar do volume de ocorrências, não houve registro de morte.

Em 2025, a Regional de Xanxerê liberou mais de R$ 4,3 milhões em recursos, por meio da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, destinados diretamente aos municípios atendidos. Os valores foram aplicados em ações de enfrentamento da estiagem, ajuda humanitária, kits de transposição, aquisição de caminhões-pipa e apoio às atividades de resposta e recuperação após desastres.

Também foram investidos R$ 349 mil em ações de preparação, por meio do Programa Defesa Civil na Escola, que formou 2.843 alunos ao longo do ano, com foco no fortalecimento da cultura de prevenção nas comunidades escolares.

Conforme a Defesa Civil, em 2026 estão previstas entregas de mais 17 caminhões-pipa para reforçar o abastecimento de água e reduzir os impactos da estiagem, além da estruturação de 100% dos municípios da regional com kits completos de Defesa Civil. Os conjuntos incluem veículos 4×4, drones e outros equipamentos.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a  navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Política de Privacidade