O Governo Municipal mobilizou autoridades e criou um grupo permanente para estudos sobre a segurança nas escolas e CEIM’S de Xaxim. A primeira reunião aconteceu na última segunda-feira dia 10, e nesta quarta-feira 9, às 11h horas haverá um novo encontro. Na primeira reunião reuniu representantes da Prefeitura Câmara de Vereadores, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Ministério Público. A intenção é ampliar o número de entidades participantes e desenvolver ações de forma planejada.
Segundo o prefeito de Xaxim, Chico Folle, quem entende de segurança é quem precisa fazer os apontamentos sobre a situação do município. “O grupo é técnico, por isso tudo o que for definido será baseado em estatísticas e na nossa realidade. O Governo Municipal está disposto a fazer o que for preciso e legal para melhorar a segurança dos nossos estudantes, mas nada baseado em “achismo”, explica Chico.
Segundo o comandante do Polícia Militara de Xaxim, Subtenente Leandro, em Xaxim nunca houve nenhum caso grave de violência em escolas. “As forças de segurança sempre estiveram empenhadas e vão continuar. Pedimos calma aos pais porque nosso setor de inteligência segue trabalhando também, e não há nenhum caso grave de violência nas escolas”, afirma o Subtenente.
Neste sentido, o Ministério Público entende que é preciso aumentar a segurança nas unidades escolar, porém, de forma cautelosa. “É preciso melhorar a segurança, mas isso precisa acontecer de forma racional, com medidas pautadas em especialistas. Isso, porque ações não podem apenas criar gastos, elas precisam ser efetivas. Uma das situações a ser considerada é a saúde mental, ou seja, entender e trabalhar junto às crianças e adolescentes, ações que não alimentem a violência e buscar entender porque este tipo de crime vem acontecendo”, pontua o promotor de Justiça, Felipe Nery Alberti de Almeida.
A primeira ação definida pelo grupo é a contratação de uma consultoria para apontar soluções que possam melhorar a segurança nas escolas e creches de município.