Xaxim registra terceira morte por dengue em 2024

A Secretaria de Saúde de Xaxim, no Oeste de Santa Catarina, confirmou nesta sexta-feira, dia 17, a terceira morte por dengue no município em 2024. A vítima é uma idosa de 88 anos, que apresentava histórico de outras doenças.

As duas outras mortes foram de um idoso de 83 anos, que também tinha comorbidades, no dia 11 de abril, e um homem de 61 anos, sem comorbidade, ocorrida em março deste ano.

O novo caso eleva o nível de alerta para a população e reforça a importância de medidas preventivas contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Conforme o boletim epidemiológico desta sexta-feira, Xaxim registra 1.654 casos confirmados de dengue e tem 330 focos do mosquito. Outros 203 casos estão aguardando resultado. Há 3 pacientes internados por causa da doença.

Desde o início do ano, o número de casos tem aumentado significativamente em Xaxim. A Secretaria de Saúde intensificou as campanhas de conscientização e ações de controle, como mutirões de limpeza e eliminação de focos de água parada.

“Além das ações da Prefeitura, é fundamental a participação da comunidade no combate à dengue. Medidas simples e eficazes para combater a proliferação do mosquito incluem a limpeza e revisão das áreas interna e externa das residências ou apartamentos e eliminação dos objetos com água parada”, reforça o município.

Leia também: Descubra as diferenças entre o mosquito da dengue, pernilongo e o que atrai cada um

Situação em SC

O estado já registrou neste ano quase 278 mil casos prováveis de dengue. São mais de 39,9 mil focos do mosquito que transmite a doença contabilizados em 2024. Até esta sexta-feira, conforme o painel de monitoramento do governo catarinense, 244 mortes tinham sido confirmadas em razão da dengue, além de 54 em investigação.

Prevenção

▪ Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;

▪ Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;

▪ Mantenha lixeiras tampadas;

▪ Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;

▪ Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;

▪ Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;

▪ Mantenha ralos fechados e desentupidos;

▪ Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;

▪ Retire a água acumulada em lajes;

▪ Limpe as calhas, evitando que galhos ou outros objetos não permitam o escoamento adequado da água;

▪ Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada;

▪ Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.

Atenção aos principais sintomas:

▪ febre de 39°C a 40°C de início abrupto

▪ dor de cabeça

▪ fraqueza

▪ dores no corpo

▪ dor nas articulações

▪ dor no fundo dos olhos

▪ manchas pelo corpo

▪ perda de apetite

▪ náusea

▪ vômito

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a  navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Política de Privacidade