Xaxim sedia encerramento da 8ª Edição do Festival Nacional da Cultura Afro-Brasileira

 

O município de Xaxim sediou nos dias 28 e 29 de novembro, o encerramento da 8ª edição do Festival e Workshop Nacional da Cultura Afro-Brasileira. Antes, o evento percorreu diversas cidades do oeste catarinense. O projeto é viabilizado com recursos do edital de concurso público N° 78/2024, o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024, e com o apoio da Prefeitura de Xaxim.

A programação teve início na noite de sexta-feira (28), na sede da Escola de Arte e Cultura Comunidade Brasil, onde o Mestre Duende, Robson Pinheiro, ministrou o curso “Vivência e Ritualidade na Capoeira”. A atividade proporcionou aos participantes um mergulho nos fundamentos técnicos e filosóficos da arte, reforçando a importância da tradição.

No sábado (29), as atividades se concentraram no Ginásio Alberto Ângelo Sordi com um ciclo de aprendizado aberto à comunidade. As oficinas foram conduzidas pelos formandos Clone (Marcelo Palma) e Batata (Maurício Moura), juntamente com o Mestre Duende, abordando temas como movimentação corporal, musicalidade e a história da capoeira.
Ainda no sábado, foi realizada a formatura e entrega de graduações, simbolizando a evolução técnica dos alunos e celebrando a dedicação de crianças, jovens e adultos na cultura.

Além das apresentações culturais, o evento foi marcado pela entrega simbólica do certificado de Ponto de Cultura para a Escola de Arte e Cultura Comunidade Brasil. Os Pontos de Cultura são iniciativas reconhecidas pelo poder público para promover atividades culturais em suas comunidades. Este reconhecimento valida o trabalho da entidade, que atua como um agente de formação, difusão e preservação cultural, facilitando o acesso a novos editais e fomentos financeiros para a continuidade de suas ações sociais no município.

“Foi um grande evento que demonstra o crescimento da Cultura Afro-Brasileira no nosso município. Agradecemos aos envolvidos na realização do mesmo. Importante ressaltar, que a Prefeitura de Xaxim tem sido parceira constante no fomento à cultura popular, reconhecendo na capoeira como uma ferramenta essencial de educação, inclusão social e preservação histórica. Este apoio institucional permite que projetos de grande porte e oficinas de qualidade cheguem gratuitamente à comunidade xaxinense”, desta o professor de capoeira, Guilherme Coveseviski.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a  navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Política de Privacidade